O CAMINHO DO MUNDO, CONTRÁRIO AO DO EVANGELHO

7.

Mas se dizes que não é assim, e afirmas que é possível chegar a toda perfeição da virtude ainda que se esteja em meio ao trânsito das coisas do mundo; se isso não dizes por brincadeira, mas realmente a sério, não tardes em me ensinar esta nova e maravilhosa doutrina, pois eu também não quero tomar para mim, sem razão, tantas moléstias e abster-me tolamente de tantas coisas. Mas a verdade é que não posso entender tão belo ensinamento, pois vós mesmos não me consentis, porque tanto pelo que dizeis como pelo que fazeis, contradizeis esta sentença e ensinais o contrário do que soa. Como se todo o vosso empenho consistisse em perder adrede os vossos filho, os mandais fazer tudo aquilo que de todo modo impossibilita a sua salvação. Tomemos, se não, da água mais acima. Diz o Evangelho:

"Ai daqueles que riem!"
Lc 6,24

e vós não buscais senão procurar ocasiões de riso para vossos filhos.

"Ai dos que enriquecem!",

e vós não olhais para outro objetivo em vossas ações, senão que tenham dinheiro.

"Ai de vós, quando todos os homens falem bem de vós"
Lc 6,24

e vós para alcançar os louvores dos homens, muitas vezes haveis consumido patrimônios inteiros. Ademais, o que insulta o seu irmão é réu do inferno; vós, porém, considerais pouco homens e covardes os que suportam em silêncio as injúrias dos outros. Cristo nos manda que desprezemos toda contenda e luta; vós, porém, fazeis com que vossos filhos andem sempre envoltos nestes males. Se o nosso olho nos é ocasião de pecado, o Senhor nos manda arrancá-lo; vós, porém, buscais para amigos quem vos ajude a ganhar dinheiro, assim lhes ensinam a última maldade. Não permitiu Cristo que se despeça a mulher, a não ser por causa de adultério; vós, ao contrário, caso se apresente ocasião de fazer dinheiro, mandais que se despreze também este mandamento. Proibiu o juramento de modo absoluto; vós, porém, rides de quem tem escrúpulo de faze-lo.

"O que ama sua vida",

disse o Senhor,

"a perderá"
Jo 12,25

vós, ao contrário, tudo ordenais para infundir em vossos filhos este amor à vida.

"Se não perdoares aos homens",

disse também,

"seus pecados, tampouco vosso Pai celestial perdoará os vossos"
Mt 6,14

vós, porém, chegais a insultar vossos filhos quando não querem se vingar de seus agravos e vos apressais em coloca-los em situação de poderem faze-lo. Cristo afirmou que os que amam a vanglória, fazem tudo inutilmente, caso jejuem, ou orem, ou dêem esmola; vós, porém, desejais ansiosamente que vossos filhos a consigam.

Mas para que citar o Evangelho todo? O que foi dito basta para proporcionar-nos mil infernos, não todos juntos, mas cada ponto por si. Se, pois, vós levais todos juntos e colocais sobre vossos filhos a carga insuportável dos pecados e assim os enviais ao rio de fogo, como poderão se salvar levando tão enorme combustível para o fogo?