O QUE NÃO PODE ALCANÇAR O MAIS, QUE NÃO DESPREZE O MENOS

- Mas que homem - dizes - escalou estas alturas?

É natural que tu não creias, como homem que vive nas cidades e não tem trato com os livros divinos; mas se conhecesses os que vivem nos desertos e tivesses lido o que nos contam os livros sagrados sobre antigos varões, saberias que os monges agora e, antes que os monges, os apóstolos, e antes que estes, os justos da antiga Lei, foram imagem fiel desta filosofia.

Porém, não quero discutir isto contigo. Suponhamos que teu filho fique em segundo ou terceiro lugar em relação àqueles: ainda assim não serão minguados os bens de que gozará. Não chegará a ser um Pedro ou um Paulo, nem talvez se acerque deles; será isto motivo para privá-lo da honra que lhe caberá depois deles? Ao falar deste modo é como se dissesses: Posto que meu filho não pode ser uma pedra preciosa, que continue a ser ferro, e não seja nem ouro nem prata. Como é que, em relação ao profano, não discorres assim, mas de modo contrário? A verdade é que quando o mandas aprender a eloqüência, não esperas, a todo o transe, vê-lo no posto mais elevado dela e nem por isso o retiras do estudo. De tua parte fazes tudo o que podes e te dás por satisfeito que teu filho ocupe o quinto e ainda o décimo posto entre os grandes oradores. E quando os colocais a serviço do imperador, tampouco esperais que de algum modo subam ao trono dos governadores e nem por isso lhes ordenais que desatem a cinta e não toquem em absoluto os umbrais do palácio. Não. Todo o vosso afã é que não tenham que abandonar a vida cortesã, contentando-vos em vê-los contados entre os medianos. Por que razão, pois, em um caso, se não conseguis o mais, vos afanais e vos esforçais para alcançar o menos - e isso quando a esperança aqui também é incerta - e no outro vacilais e os retirais? É que do primeiro tendes verdadeiro desejo e do outro não tendes nenhum. Logo, como não tendes coragem de confessar a verdade, andais buscando desculpas e pretextos. Se realmente o quisesses, nada disso se poria diante de vós. Porque a verdade é que quando alguém ama autenticamente alguma coisa , se não pode alcança-la inteiramente, agarra-se ao que pode, e se não chega ao extremo, se contenta com o médio, e muitas vezes com menos ainda. Assim, um bom bebedor e amigo do vinho, se não pode ter do doce e perfumado, não desdenhará o vinho de qualidade inferior; e um avaro, igualmente, se não pode acumular pedras preciosas e ouro, agradecerá mil vezes se conseguir prata. Assim é a natureza do desejo, força tirânica, capaz de obrigar quem está por ela dominado, a enfrentar tudo para conseguir o que quer. De sorte que se todas as vossas palavras não fossem puros pretextos, o que deveríeis fazer era ajudar vossos filhos em seus esforços. Porque é próprio de quem deseja uma coisa não opor-se a consegui-la, mas fazer todo o possível para alcança-la. Os atletas olímpicos, embora saibam muito bem que dentre a multidão só um há de conseguir a vitória, todos, contudo, se esforçam e lutam para alcança-la. Na verdade, nada tem a ver nossos combates com os olímpicos, não só pelo fim distinto que em uns e outros se persegue, mas porque nestes só um pode sair coroado; nos nossos, pelo contrário, a alternativa não se dá entre sair ou não sair coroado, mas em que um alcança uma coroa mais brilhante do que o outro; mas todos a alcançam.

E em absoluto, se quiséssemos desde o princípio formar as crianças e entrega-las a quem quer guia-los, não seria improvável que alcançariam um dia os primeiros lugares nesta milícia, pois Deus não desdenharia tão boa vontade e empenho, lhes estenderia sua mão e ele mesmo modelaria esta estátua. Pois bem, onde a mão de Deus intervém, é impossível que fracasse algo do que se faz ou, melhor dizendo, é impossível que não se chegue à própria cúspide da perfeição, com a única condição de que não falte a colaboração de nossa parte. Porque se houve mulheres que conseguiram que Deus lhes ajudasse no cuidado de seus filhos, com mais razão, se quisermos, nós também o conseguiremos. Para não alongar meu discurso, deixarei de lado muitas outras coisas que poderia falar, e só irei mencionar uma .