VI.3.

Metafísica.

Depois da lógica, da matemática e das ciências naturais a contemplação ainda exige o estudo da metafísica. O simples estudo da metafísica não é ainda a contemplação; a contemplação supõe, ao contrário, o perfeito domínio da ciência metafísica.

A aquisição do hábito da metafísica conduz à contemplação de preferência ao das demais ciências, em primeiro lugar, porque estas ciências não alcançam a causa primeira de todas as coisas; as causas últimas que estas ciências alcançam são ainda causadas por outras, ainda que não se saibam quais; por este motivo, ao contrário do que deve acontecer na contemplação, a inteligência não pode repousar perfeitamente no conhecimento destas causas, já que ela tenderá por natureza ao movimento pelo qual possa buscar as causas destas causas.

Em segundo lugar, ao contrário das demais ciências, o conhecimento metafísico é maximamente abstrato e seu objeto maximamente inteligível, e, por isso mesmo, ela pode produzir um ato da inteligência mais perfeito do que o produzido pelos demais hábitos intelectivos, ato este que, quando plenamente desenvolvido, é o que se chama de contemplação.