A EDUCAÇÃO SEGUNDO
A FILOSOFIA PERENE

Capítulo VIII

Pressupostos Metafísicos




VIII.1.

Introdução.

Em tudo quanto expusemos até o momento pressupomos haver uma demonstração dada por Aristóteles e S. Tomás de Aquino sobre a existência de um ser inteligente e imaterial que seria a causa do ser de todas as coisas.

Ao iniciarmos este trabalho mostramos que a construção de um sistema educacional se articula em torno da questão do fim último do homem e que a contemplação é este fim último para o homem.

Chegamos a esta conclusão através de uma dedução baseada na própria psicologia humana, mas aos poucos a existência desta causa primeira pervadiu de tal maneira tudo quanto escrevemos que a justificativa última do sistema educacional que viemos descrevendo passou a transpor os dados iniciais de psicologia em que nos baseamos inicialmente para lançar raízes mais profundas nesta causa primeira que é a origem do ser e da ordem do cosmos.

Será pois nossa intenção no presente capítulo examinar quais são os fundamentos sobre os quais se pode demonstrar a existência desta causa primeira que tem tão profundas conseqüências sobre a própria natureza da educação humana.

Não será possível, entretanto, desenvolver uma demonstração integral da existência desta causa, muito menos examinar os vários aspectos da demonstrabilidade da mesma; fazer isto, além de exigir a apresentação de conhecimentos mais profundos de filosofia sobre os quais não tratamos, exigiria também transformar este trabalho em um tratado de Metafísica. Nosso objetivo, porém, não é escrever um tratado de metafísica, mas tratar da questão da demonstração da causa primeira na medida em que isto evidencie melhor em que sentido a contemplação é o fim último do homem e como a Pedagogia pode ser ordenada em torno a este fim. Vamos, portanto, desenvolver o presente capítulo apenas até produzirmos alguma centelha da evidência sobre que se fundamenta a certeza da existência desta causa primeira, mais para termos um primeiro contato com a natureza desta certeza do que propriamente para investigar o assunto de modo abrangente.