IX.3.

Questões políticas fundamentais.

O Comentário à Política mostra-nos, assim, que o homem é por natureza um animal político, inclinado naturalmente a viver em sociedade,

"mais do que as abelhas
e do que qualquer outro animal gregário"
(13).

Como de modo geral a natureza tende sempre a um mesmo fim, pareceria que disto se devesse concluir que há apenas um único modo natural de se organizar uma sociedade humana. Entretanto, ao contrário do caso das abelhas e dos outros animais gregários, o Comentário à Política afirma, conforme veremos mais adiante, que a sociedade humana pode organizar-se de modos diversos.

Esta constatação é a origem de algumas das importantes questões que deverão ser tratadas neste capítulo de nosso trabalho.

A primeira delas é se, havendo formas diferentes em que a sociedade possa organizar-se, algumas delas não seriam melhores e preferíveis a outras ou se todas são indiferentes entre si; e se, havendo algumas melhores e outras piores, não haveria alguma que fosse preferível a todas as demais.

A segunda é qual ou quais destas formas em que uma sociedade pode organizar-se é pressuposto político do sistema educacional que viemos descrevendo neste trabalho.



Referências

(13) In libros Politicorum Expositio, L. I, l. 1, 36.