3.

Jesus ensina sobre a fé.

Textos de Lucas.

Vimos que, na Epístola aos Gálatas, São Paulo ensina que a graça do Espírito Santo vem pela fé. Nos Evangelhos encontramos Jesus ensinando a mesma doutrina, embora de um modo diverso.

É bastante sabido que os fatos acontecidos e narrados no Velho Testamento são figuras dos que iriam acontecer no Novo. Assim, a libertação dos judeus da escravidão do Egito, precedida, no dia da Páscoa, pela imolação do cordeiro pascal, do qual deveria derramar-se todo o seu sangue e não se lhe quebrar nenhum osso, foi uma figura daquela outra mais sublime pela qual Jesus, também num dia de Pascoa, após ter derramado todo o seu sangue na cruz e, contrariamente ao que as circunstâncias sugeriam que deveria ter acontecido, não ter tido os ossos quebrados, libertou os homens da escravidão do pecado. Também Salomão, que edificou o templo de Jerusalém, foi uma figura de Cristo, que em sua humanidade e na Igreja, seu corpo místico, construíu para Deus um templo espiritual de pedras vivas:

"A empresa é grande",

dizia então Davi ao seu filho Salomão,

"porque não se prepara a morada
para um homem, mas para Deus",

Cr. 29, 1

palavras estas que se aplicam com mais propriedade à obra realizada por Jesus do que por Salomão.

Sobre Salomão, o Espírito Santo também havia profetizado ao seu pai Davi:

"Nascer-te-á um filho,
que será um homem de paz,
porque eu o porei em paz
com todos os inimigos em roda.
Por esta causa será chamado o Pacífico,
e eu darei paz e descanso a Israel
durante todos os seus dias.
Ele edificará uma casa ao meu nome;
ele será meu filho,
e Eu serei seu Pai,
e firmarei o trono de seu reino
sobre Israel eternamente".

I Cr. 22, 9-10

Embora estas palavras se referissem a Salomão, são na realidade uma profecia sobre Jesus. De fato, quando o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela conceberia Jesus, tal como dizia a profecia, assim também o anjo disse do menino que iria nascer:

"O Senhor Deus lhe dará
o trono do seu pai Davi,
e ele reinará sobre a casa de Jacó
eternamente
e o seu reino não terá fim".

Lc. 1, 32-33

Do mesmo modo, a Epístola aos Hebreus, citando esta profecia, ignora simplesmente que em seu sentido primitivo ela se referisse a Salomão e a aplica somente a Jesus, dizendo:

"A qual dos anjos disse Deus jamais:
`Eu serei para ele Pai,
e ele será para mim filho?'"

Heb. 1, 5

Jesus, de fato, tratava a Deus de Pai, e nos ensinou a orar tratando-O da mesma forma. Quase um milênio antes, isto já havia sido profetizado pelo Espírito Santo.

Mas, assim como as coisas do Velho Testamento são figuras das do Novo, diz Tomás de Aquino logo no início da Summa Theologiae que assim também as coisas do Novo Testamento são figuras da glória futura do céu.

"Todos nós ouvimos
como nosso Senhor Jesus Cristo,
ao ressuscitar no terceiro dia,
vivificou-nos e reergueu-nos da morte,
e com isso exultamos",

diz também Hugo de São Vitor no Tratado dos Três Dias, e acrescenta:

"Aquilo, porém,
que se realizou nEle
não foi apenas remédio,
mas também exemplo e sacramento:
foi necessário que se realizasse
externamente de modo visível
para que significasse
aquilo que em nós deveria realizar-se
de modo invisível".

Assim também, quando Jesus curava os doentes, os paralíticos, os leprosos, os cegos, ele fazia isto como símbolo da verdadeira cura que ele quer operar em nós, que é a da alma. Por isto, ao curar estes doentes, nunca disse no fim:

"Vai em paz,
a tua fé te curou";

mas dizia, em vez disso:

"Vai em paz,
a tua fé te salvou",

com o que ele mesmo dá a entender que, embora estivesse fazendo uma coisa, na realidade nos queria ensinar uma outra muito mais elevada, isto é, que aquela cura material era apenas um símbolo da cura espiritual que vem através da fé. Temos assim aqui, novamente, através de Jesus, o mesmo ensinamento que o contido nas cartas de São Paulo:

"Sucedeu que,
indo Jesus para Jerusalém,
atravessava a Samaria e a Galiléia.
Ao entrar em uma aldeia,
saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos,
que pararam ao longe
e levantaram a voz dizendo:

`Jesus, Mestre,
tem compaixão de nós'.

Tendo-os visto,
disse-lhes (Jesus):

`Ide, mostrai-vos
aos sacerdotes'.

Aconteceu que,
enquanto iam,
ficaram limpos.
Um deles,
quando viu que tinha ficado limpo,
voltou atrás,
glorificando a Deus em alta voz,
e prostrou-se por terra a seus pés,
dando-lhe graças;
era um samaritano.
Jesus disse-lhe:

`Não são dez
os que foram curados?
Os outros nove onde estão?
Não se encontrou quem voltasse
e desse glória a Deus,
senão este estrangeiro?'

E disse para ele:

`Levanta-te e vai;
a tua fé te salvou'".

Lc. 17, 11-19

Este texto, desta maneira, nos reporta que Jesus ensinava que a salvação vem pela fé. O Evangelho de São Lucas nos reporta ainda uma outra situação da qual Jesus se aproveitou para nos ensinar a mesma doutrina:

"sucedeu que,
enquanto Jesus ia caminhando,
era apertado pelo povo.
E uma mulher,
que padecia de fluxo sangüíneo há doze anos,
e tinha despendido com médicos
todos os seus bens,
sem poder ser curada
por nenhum deles,
aproximou-se por detrás
e tocou na orla do seu vestido;
imediatamente parou o fluxo de seu sangue.
Jesus disse:

`Quem me tocou?'

Negando todos,
disse Pedro e os que com ele estavam:

`Mestre,
as multidões apertam-te
e oprimem-te'.

Mas Jesus disse:

`Alguém me tocou,
pois conheci
que saíu de mim
uma força'.

A mulher,
vendo-se descoberta,
aproximou-se tremendo
e declarou diante de todo o povo
a causa porque o tinha tocado
e como ficara logo sã.
Jesus disse:

`Filha,
a tua fé te salvou;
vai em paz'".

Lc. 8, 42-48