SERMO XCV

Sobre a Mesa da Proposição descrita em Êxodo,
em louvor das Sagradas Escrituras.




Lemos em Êxodo, a respeito da mesa da proposição, ter dito o Senhor a Moisés:

"Farás também uma mesa de madeira de cetim,
que tenha dois côvados de comprimento,
um côvado de largura e côvado e meio de altura.
Cobri-la-ás de ouro puríssimo,
far-lhe-ás um lábio de ouro em roda,
e (porás) sobre o mesmo lábio uma coroa entalhada,
de quatro dedos de altura; e, sobre esta,
uma outra coroa aureolada.
Farás também quatro argolas de ouro,
e as porás nos quatro cantos da mesma mesa,
uma em cada pé.
As argolas de ouro estarão da parte de baixo da coroa
para se meterem por ela varais,
a fim da mesa poder ser transportada.
Farás varais de madeira de cetim,
e os cobrirás de ouro;
servirão para transportar a mesa.
Prepararás também acetábulos,
vasos preciosos, turíbulos e taças de ouro puríssimo,
em que se deverão oferecer as libações.
Porás sempre sobre a mesa os pães da proposição
na minha presença".

Ex. 25, 23-30

Que é mesa é esta, irmãos caríssimos, se não a Sagrada Escritura? Pois quantas são as vezes em que ela nos exorta a bem viver, tantas são as vezes em que ela nos oferece o pão da vida.

Lemos que esta mesa foi feita de madeira de cetim, pois, assim como a verdade da Sagrada Escritura, não deveria corromper-se pelo envelhecimento. À semelhança desta mesa, as Escrituras possuem também dois côvados de comprimento, pois nos ensinam as duas partes da fé, pelas quais cremos no Criador e no Redentor. Possuem igualmente um côvado e meio de altura, pois nos ensinam qual é a altura da esperança e o início da contemplação. Possuem, finalmente, um côvado de largura, quando nos ensinam qual é a amplitude da caridade. Assim as Sagradas Escrituras, tal como a mesa, possuem comprimento, altura e largura, na medida em que nos ensinam perfeitamente a fé, a esperança com o início da contemplação, e a caridade.

Esta mesa espiritual é toda coberta de ouro, pois ela resplandece não apenas pelos seus milagres, mas também pela caridade da sabedoria celeste. Seu lábio são as bocas dos doutores, que a circundam em toda a roda porque nada,em lugar algum, foi deixado pelos santos doutores sem correção. Pela autoridade que emana das Sagradas Escrituras, repreendendo de todos os lados aos maus pelo mal, e ensinando aos bons o melhor, são, efetivamente, os santos doutores, como o lábio ao redor desta mesa.

As duas coroas que se seguem, das quais uma é dita entalhada e a outra é dita aureolada, significam os dois bens do homem justo, o primeiro dos quais está neste mundo e o outro no céu. A primeira destas coroas, de fato, é a justiça, e a segunda é a recompensa eterna; a primeira é o mérito e a segunda é o prêmio; a primeira é a boa consciência e a segunda é a glória que se lhe há de seguir. E ambos estes bens comparam-se corretamente a uma coroa, seja porque são perfeitos, seja porque efetivamente nos conferem a coroa.

A primeira coroa foi preceituada entalhada, pois o efeito da boa obra no tempo presente é múltiplo e variado, e possuindo quatro dedos de altura, porque a justiça dos santos, operando pela graça do Espírito Santo, ergue-se pelo exercício das quatro virtudes principais. Nos dedos estão figurados os dons do Espírito Santo e, no número quaternário, as quatro virtudes da prudência, fortaleza, justiça e temperança. Unida ao lábio da mesa, esta coroa nos mostra que a justiça se consuma segundo as exortações dos santos doutores.

Sobre a primeira coroa, porém, havia uma outra aureolada. É assim também que a glória não apenas segue, como também excede a justiça. Foi preceituada aureolada, pois pelo ouro significa-se o fulgor da contemplação. Note-se que ela nos é descrita não como sendo de ouro, mas aureolada; as Escrituras nos insinuam, por meio deste diminutivo, o quanto é pequeno, diante da plenitude do bem que se lhe há de seguir, tudo o que agora pode por nós ser apreendido, mesmo pela contemplação. As Escrituras, de fato, nos narram Isaías ter visto o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono. Desta visão que teve do Senhor o profeta nos diz que

"as coisas que estavam abaixo dEle
preenchiam todo o Templo".

Is. 6, 1

Ora, se as coisas que estavam abaixo dEle preenchiam todo o Templo, quem poderá considerar quais e quantas são, e o que são as coisas que estão nEle? Eis, pois, o motivo pelo qual daquela recompensa eterna que nos é apresentada como uma coroa superior e aureolada encontramos também escrito:

"Dai, e dar-se-vos-á;
uma medida boa, cheia,
recalcada e acogulada
vos será lançada no seio".

Luc. 6, 38

O princípio desta mesa, ou desta coroa aureolada, pode ser discernido e apreendido por alguns já no tempo desta vida presente pela contemplação; completar-se-á, contudo, na vida futura, quando o próprio Deus, que é a recompensa e a coroa dos justos, for visto não como por um espelho ou em enigmas, mas face a face.

Em primeiro lugar, pois, coloquemos a mesa; depois o seu lábio; em terceiro, a coroa entalhada; em quarto, a coroa aureolada. A mesa é a Escritura, o lábio são as exortações dos doutores, a coroa entalhada a justiça dos santos, a coroa aureolada a retribuição eterna.

As quatro argolas são os quatro livros dos Evangelhos, que são chamados com propriedade de argolas, pois, sendo circulares, significam o que é perfeito. Os Evangelhos, de fato, nos trazem a perfeita doutrina da fé e das obras, do mérito e do prêmio. Colocam-se nos quatro cantos da mesa, um em cada pé, na medida em que, pela sua autoridade e pela sua perfeição fortificam os quatro sentidos das Escrituras e as tornam aptas para que, em seus quatro sentidos, sejam levadas pela pregação do Evangelho às quatro partes do mundo. Esta mesa, de fato, possui quatro pés porque as palavras do oráculo celeste podem ser entendidas em seu sentido histórico, alegórico, moral ou anagógico.

A história ocorre quando, através do sentido manifesto das palavras usadas, nos é narrado literalmente como algo sucedeu em seus fatos ou dizeres. É deste modo que nos é narrado como o povo que saiu do Egito salvou-se pelo sangue do cordeiro, e como um tabernáculo foi erguido no deserto.

A alegoria ocorre quando por palavras ou por coisas são significados os mistérios da presença de Cristo e da sacralidade da Igreja. A profecia de Isaías, no lugar onde se lê:

"Sairá uma vara do tronco de Jessé,
e uma flor brotará de sua raiz",

Is. 11, 1

é uma alegoria que se utiliza de palavras. Significa o mesmo que dizer que da estirpe de Davi nascerá a Virgem Maria, e que de sua estirpe nascerá o Cristo. No povo de Israel salvado do Egito pelo sangue do cordeiro encontramos uma alegoria que se utiliza de coisas; significa a Igreja, libertada da condenação do demônio pela paixão de Cristo.

O sentido moral se realiza quando, por palavras manifestas ou de modo figurativo, há um discurso que quer nos corrigir ou instituir nos costumes. Quando o Apóstolo João nos diz:

"Filhinhos,
não amemos de palavra
e com a língua,
mas por obra e em verdade",

I Jo. 3, 18

temos o sentido moral manifesto. Quando lemos no Eclesiastes:

"Os teus vestidos sejam
em todo o tempo brancos,
e não falte o óleo
que unja a tua cabeça",

Ecl. 9, 8

estamos diante das Escrituras utilizando-se figurativamente das palavras para nos proporem o discurso moral.

A anagogia, isto é, algo que conduz ao que é elevado, é um discurso que, seja com palavras manifestas, seja figurativamente, versa sobre a recompensa eterna e a vida do céu. "Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt. 5, 8): eis a anagogia utilizando-se de palavras manifestas. "Bem aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro, para terem parte na árvore da vida e entrarem pelas portas da cidade" (Apoc. 22, 14): temos aqui outra anagogia; esta se utiliza, porém, figurativamente das palavras.

Colocam-se, portanto, quatro argolas nos quatro pés da mesa para que, introduzidos nelas os varais, a mesa possa ser carregada, pois os quatro sentidos da Escritura se unem aos livros dos Evangelhos para que, pela sua autoridade, a própria Escritura possa ser ensinada pelos doutores em toda a parte. Estas argolas são de ouro porque os livros dos Evangelhos brilham pela sabedoria de Deus, que é Cristo. As argolas também situam-se abaixo das coroas, tanto da primeira como da segunda, porque pela ordem primeiro vem a doutrina do Evangelho; depois, à doutrina seguir-se-á a justiça, e à justiça seguir-se-á a glória. Os varais, pelos quais a mesa é carregada, são aqueles que ensinam, pelos quais são anunciadas as Escrituras. São de madeira de cetim, pois é justo que aqueles que devem ensinar aos demais a santidade, vivam eles próprios sem a corrupção dos vícios. Refulgem pela sabedoria divina; são também por isto recobertos de ouro.

"Prepararás também acetábulos, vasos preciosos, turíbulos e taças de ouro puríssimo": estes vários recipientes em que se deveriam oferecer as libações são as várias distinções da palavra de acordo com a capacidade dos ouvintes. Pois nem tudo convém a todos. A palavra dirigida ao sábio deve sê-lo de modo diverso daquela que é dirigida ao ignorante. Assim também, é de modo diverso que devem ser ensinados o rico e o pobre, o são e o enfermo, o ancião e o moço, o homem e a mulher, o solteiro e o casado, o prelado e o súdito. Os acetábulos são os ensinamentos mordazes, os vasos preciosos são a doutrina fecunda e abundante, os turíbulos são a oração devota, as taças de ouro puríssimo são a elevada ciência. Todos estes recipientes pertencem à mesa do tabernáculo para o oferecimento das libações, pois toda esta diversidade de coisas, ensinadas segundo a diversidade dos ouvintes, são encontradas todas nas Sagradas Escrituras e estimulam o coração dos que as ouvem a oferecerem a Deus o desejo das boas obras.

"E porás sobre a mesa os pães da proposição na minha presença": os pães da proposição são as palavras da sabedoria celeste, corretamente chamadas de pães da proposição, porque a palavra da salvação deve permanecer sempre manifesta para todos os fiéis, e na Igreja jamais deverá faltar a palavra de auxílio. Através dos pregadores que vivem na Sua presença, o Senhor quis que a Igreja estivesse perpetuamente repleta destes bens, preparados para todos aqueles que têm fome e sede de justiça, até o fim dos tempos.

Esta mesa, irmãos caríssimos, é repleta de todas as riquezas, servida de todas as delícias. Se quereis ,pães e peixes, tomai nela "cinco pães e dois peixes" (Mt. 14,17), ou certamente "sete pães e alguns peixinhos" (Mt. 15, 34). Com aqueles saciaram-se cinco mil homens, e com os seus restos encheram-se doze cestos; com estes saciaram-se quatro mil homens, e com seus restos encheram-se sete alcofas. Tomai, portanto, estes e aqueles pães, e também estes peixes, ainda que poucos, e sabei que o alimento abundará e sobejará. Se quiserdes carne, tomai "um novilho gordo" (Luc. 15, 23), "touros e animais cevados" abatidos para vós (Mt. 22, 4). Se quiserdes o sabor, tomai o "grão de mostarda, que é na verdade a menor de todas as sementes, mas lançado à terra cresce e se torna maior do que todas as hortaliças" (Mt. 13, 32). Se quiserdes manteiga e mel, comei ambas com o Emmanuel, para que saibais com ele "rejeitar o mal e escolher o bem" (Is. 7, 15). Se quiserdes frutos de gêneros diversos, tomai-os todos, "de toda a qualidade, os novos e os velhos", que a esposa guardou para o esposo (Cant. 7, 13), e comei as nozes do "jardim das nogueiras" (Cant. 6, 10). Se quiserdes bebida, tomai o vinho escolhido, do qual foi escrito:

"Tu, porém,
tiveste guardado o bom vinho
até agora".

Jo. 2, 10

Se quiserdes ainda mais bebida,

"comprai sem dinheiro
e sem nenhuma troca,
vinho e leite",

Is. 55,1

e bebei com a esposa "vosso vinho com o vosso leite" (Cant. 5, 1). Se desejais saborear o néctar, tomai as consolações de Deus, pois

"A tua misericórdia,
Senhor,
foi o meu auxílio.
Segundo a multidão das minhas dores
em meu coração,
tuas consolações alegraram
a minha alma".

Salmo 93, 19

Se quiserdes aromas, tomai

"os cipres com o nardo,
o nardo e o açafrão,
a cana aromática e o cinamomo,
com todas as árvores do Líbano,
a mirra e o aloés,
com todos os primeiros ungüentos".

Cant. 4, 13-14

E sendo perigoso, e torpe também, que estando próximos de tal e tamanha mesa. definhemos moribundos, vítimas da fome, e encontremos a morte por inanição, a própria Escritura nos convida, dizendo:

"Comei, amigos, e bebei,
e inebriai-vos, caríssimos",

Cant. 5, 1

isto é, com todas as coisas que agora, pela graça, são servidas para nós nesta mesa, para que depois, pela glória, as possamos possuir ainda mais perfeitamente.

E que, para tanto, digne-se vir em nosso auxílio Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amén.