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A doutrina de Santo Atanásio, exposta em resposta
a estes argumentos, é que o Espírito Santo é plenamente
divino, consubstancial com o Pai e o Filho. O Espírito Santo
"pertence e é uno
com a Divindade
que é a Tríade".
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Santo Atanásio insiste na estreita relação existente entre o
Espírito Santo e o Filho, deduzindo daí que o Espírito Santo
pertence em essência ao Filho assim como o Filho ao Pai. O
Espírito Santo é, por exemplo, o Espírito o Filho, a
"atividade e dom vital
pelo qual o Filho santifica e ilumina".
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O Espírito Santo se une ao Filho na obra da Criação,
conforme o Salmo 104,29:
"Enviai o Vosso Espírito,
e as coisas são criadas",
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e o Salmo 33,6:
"Pelo Verbo do Senhor
os Céus foram feitos,
e pelo Espírito de sua boca
toda a grandeza de sua ordem".
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A indivisibilidade do Filho e do Espírito Santo é também
ilustrada pela sua atividade conjunta na inspiração dos
profetas e na Encarnação.
Finalmente, Santo Atanásio deduz a divindade do
Espírito Santo pelo fato dEle nos tornar
Se o Espírito Santo fosse uma criatura, nós não teríamos
participação em Deus através dEle; estaríamos unidos a uma
criatura e alheios à natureza divina.
Ainda, de acordo com Santo Atanásio, a divindade
existe eternamente como uma Tríade compartilhando uma
idêntica e indivisível substância ou essência. Todos os
três, além disso, possuem uma única e mesma atividade, de
modo que
"o Pai realiza todas as coisas
através do Filho no Espírito Santo".
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Tudo o que o Pai realiza na obra da Criação, ou na do
governo do Universo, ou na da Redenção, Ele o realiza
através de seu Verbo; e tudo o que o Verbo realiza, o
realiza através do Espírito.
Referências:
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Santo Atanásio : Epistola ad Serap. 1,1; 1,2; 1,3; 1,11; 1,10;
1,21; 1,25; 3,2; 1,20; 3,4;
1,24; 3,5; 1,28; 1,30.
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