ANTES DE TODAS AS COISAS É PRECISO EDUCAR AS CRIANÇAS DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA

18.

Pois bem, se desde a primeira infância carecem as crianças de mestres, que será delas? Se alguns, educados e instruídos desde o ventre materno até a velhice, não conseguem triunfar, que males serão capazes de cometer aqueles que desde o começo da vida se acostumaram a ouvir semelhantes palavras? O certo é que todas as pessoas se esforçam para que seus filhos se instruam nas artes, nas letras e na eloqüência; mas a ninguém ocorre pensar em como exercitar sua alma.

19.

Eu não cesso de vos exortar, rogando-vos e suplicando-vos que, antes de qualquer coisa, eduqueis bem os vossos filhos. Se tendes consideração por vossos filhos, aqui o haveis de mostrar. Ademais, tampouco vos faltará a recompensa. Escuta o que te diz São Paulo:

"Salvar-se-á pela educação dos filhos,
se permanecerem na fé, na caridade
e na santidade com castidade".
I Tim. 2, 15

Se a tua consciência te acusa de mil pecados, busca algum consolo para eles. Educa um atleta para Cristo. Não te digo que o afastes do matrimônio e o envies ao deserto e o faças abraçar a vida monástica. Não é isso o que digo. Quero-o, certamente, e faria promessa a Deus para que todos a abraçassem; mas como isso parece muito pesado, não aponto como obrigação para ninguém. Educa um atleta para Cristo, e mesmo permanecendo no mundo, ensina-o a ser piedoso desde os primeiros anos.

20.

Se os bons ensinamentos se imprimem na alma quando esta ainda é terna, logo, quando se tiverem endurecido como uma imagem, ninguém será capaz de os arrancar. É o que acontece com a cera. Agora o tens em tuas mãos quando ainda teme, treme e se espanta com teu olhar, com uma palavra, com qualquer gesto teu. Usa o teu poder para o que convém. Se tens um filho bom, tu serás o primeiro a gozar desse bem; em breve Deus. Para ti trabalhas.