AS LEIS DAS CINCO PORTAS

Leis da porta da língua

28.

Eis, pois, vamos primeiramente à porta da língua, pois esta é a que mais se movimenta, e a devemos construir antes de qualquer outra, porta e fechadura, não de madeira nem de ferro, mas de ouro. Porque de ouro é verdadeiramente a cidade que assim se prepara. E é verdade que nela, não um homem, mas o próprio rei do universo deverá habitar, quando estiver preparada, e já verás, mais a frente, onde lhe assinalaremos os palácios.

Construamos, portanto, para essa entrada, portas e fechaduras de ouro, que são os oráculos de Deus, como disse o profeta:

"Os oráculos de Deus são mais doces
para minha boca que o mel e o pão";
Ps. 118,103

"mais apetecíveis que o ouro
e pedras preciosas em abundância"
Ps. 18, 10-11

Ensinemo-lhes a levar sempre nos seus lábios as palavras divinas, inclusive nos seus passeios, não casualmente e superfluamente, nem poucas vezes, mas continuamente. Sobre as portas não nos contentemos em colocar lâminas de ouro, mas construamos as mesmas inteiras e por dentro de ouro puro, densas e maciças, e levando pedras preciosas ao invés de pedras incrustadas por fora. O ferrolho destas portas há de ser a cruz do Senhor, que deverá ser fabricado inteiramente de pedras preciosas e correr de ponta a ponta nas portas. E assim quando tivermos construído estas portas maciças e de ouro puro e sobreposto o ferrolho, preparemos também cidadãos dignos. Como prepará-los? Ensinando as crianças a falar palavras nobres e piedosas. E deveremos praticar uma rigorosa expulsão de estrangeiros, afim de que não se misturem com estes cidadãos gente em abundância e corruptoras; ou seja, havemos de excluir as palavras insolentes e maledicentes, as insensatas, as torpes, as seculares e mundanas. Importa banir todas essas palavras. Ninguém, exceto o rei, deverá entrar por estas portas. Só a Ele e a quantos com Ele vão, há de estar aberta a porta, para que dela também se diga:

"Esta é a porta do Senhor,
os justos entrarão por ela".
Ps. 117, 20

E segundo o bem-aventurado Paulo:

"Se tens alguma palavra boa,
seja para a edificação,
de maneira que faça bem aos ouvintes"
Ef. 4, 29

As palavras sejam de ação de graças, cânticos sagrados, todas as suas conversas sejam sobre Deus e sobre a filosofia do céu.