O EXEMPLO DE JÓ

71.

Assim deverá controlar sua ira, ordenando-lhe que trate os empregados como irmãos e ensinando-lhe as leis da natureza. Repete para ele as palavras de Jó:

"Se desprezei",

disse,

"o juízo do meu servo ou da minha serva
ao disputarem contra mim,
então que farei quando o Senhor me examinar?

E se me interrogar, que lhe responderei?

Acaso, assim como fui formado no ventre,
não o foram também eles?
Num mesmo seio fomos formados".
Jó 31, 13-15

E novamente:

"Se as minhas empregadas não falaram muitas vezes:
Quem nos dera saciar-nos de sua carne?
Pois eu era bom em extremo".
Jó 31, 31

72.

Ou achas que Paulo não tem razão em não permitir que suba ao governo da Igreja aquele que não tiver sabido governar sua casa? (1 Tim. 3, 4-5). Portanto, diz a teu filho:

"Se percebes que se perdeu um teu buril
ou que o escravo te estragou uma pena,
não te irrites nem o insultes;
perdoa-o e sê compreensivo".

Dessa forma, começando no que é pequeno, saberá também suportar os prejuízos maiores, por exemplo, se lhe perdem o correia ou a correntinha de bronze para apoiar a tábua de escrever. E acontece que os meninos são muito violentos em relação a tais perdas, e antes se deixariam matar, que deixar impune quem tenha sido mau nessas coisinhas. Por isso, aqui deve-se suavizar a aspereza da ira. Porque deves entender bem que quem nestas coisas se acalma e se modera e se comporta como um homem, facilmente superará qualquer prejuízo. Portanto, quando o menino tiver sua tábua de escrever feita de uma madeira bonita, com suas cadeiazinhas de bronze e estiletes que imitam a prata, e outras ninharias semelhantes, e se o acompanhante perder ou quebrar alguma destas coisas sem que o garoto se irrite, dará então uma prova da mais elevada filosofia. E não se deve comprar outra imediatamente, pois, com isso, se apagaria a paixão; quando notares que já não a reclama e que não lhe importa nada, então é o momento adequado para suavizar a aspereza suportada.

73.

Não estamos falando de insignificâncias. Traçamos a constituição de toda a terra. Ensina-lhe também, se tiver irmão, a preferi-lo a si mesmo; se não tem irmão, ao empregado; eis que isso também é altíssima filosofia.

74.

Assim deves falar da ira, para gerar pensamentos moderados. Porque se o menino ou o jovem não devolve, a ninguém, o mal pelo mal, se sabe sofrer um dano, se não exige que seja servido, se não sente inveja quando outro é honrado, que lhe restará para irritar-se?