MEIOS PARA GUARDAR A CASTIDADE: O MENINO NÃO DEVE FREQUENTAR O TEATRO

76.

Em primeiro lugar, deve-se afastar o menino dos espetáculos e apresentações desonestas; um menino livre nunca deve ir ao teatro. E se procurar a diversão propiciada pelo teatro, mostremos a ele outros meninos de sua idade que se abstêm dela, se os conhecemos, e por emulação procuremos que também ele se abstenha. Não há, efetivamente, nada que dê tão bom resultado como a emulação, nada. Convém sempre considerar esta regra, principalmente se o menino é zeloso. É coisa que tem mais força que o temor, as promessas e tudo o mais.

77.

Logo devemos procurar outras diversões inocentes. Levemos este menino aos homens santos, demos a ele um pouco de folga. Procuremos honrá-lo com todo tipo de prêmios, para que a alma se resigne em superar a pena que poderá advir por não ir ao teatro. Ao invés daqueles espetáculos, contemos histórias recreativas, ou o levemos a contemplar as pastagens ou belos edifícios. Depois disso tudo, com palavras iremos também derrubar os teatros e dizer ao garoto:

"Filho, esses espetáculos são próprios para homens vis,
ver mulheres despidas e ouvir suas indecências.
Prometa-me que não ouvirás,
nem dirás nada indecente, e podes ir;
porém, não é possível deixar de ouvir lá, coisas desonestas.
O que se faz lá é indigno de teus olhos".

Devemos beijá-lo enquanto falamos isso, abraçá-lo e estreitá-lo nos braços, para darmos prova do nosso carinho. Com todos esses meios iremos acalmá-lo.