LEIS DA PRUDÊNCIA

84.

Resta outro ponto: Vamos agora ao mais importante de tudo, ao que domina tudo. Qual é este? A prudência. Aqui é necessário um grande esforço, para tornar o menino inteligente e discreto e extirpar dele toda estupidez. Esta é seguramente a grande e maravilhosa obra da filosofia: Conhecer as coisas de Deus, tudo o que nos espera no outro mundo, o referente ao inferno, o relativo ao reino dos céus.

"O princípio da sabedoria, o temor do Senhor".
Prov. 1, 7

85.

Esta é, portanto, a sabedoria que devemos incutir e estimular que se exercite, a fim de conhecer as coisas humanas: a riqueza, a glória, o poder, para desprezá-las e juntar-se ao que é verdadeiramente grande. Recordemos as palavras de exortação:

"Filho, teme somente a Deus, e além Dele não temas nada".

86.

Assim será prudente e agradável, pois nada faz o homem tão insensato como essas paixões. Para alcançar a sabedoria basta o temor de Deus e ter em relação às coisas humanas o juízo que se deve ter. O auge da sabedoria é não se deslumbrar com os amores. Aprenda o menino a considerar como nada as riquezas, nada a glória humana, nada o poder, nada a morte, nada esta vida. Assim será prudente. Se com vida e exercícios semelhantes o levarmos ao leito nupcial, considera o presente que damos à noiva.