OS PERSEGUIDORES DOS MONGES SOBREPUJAM A MALDADE DE MITRÍDATES E SUA GENTE

2.

Pois bem, não sem motivo faço eu agora menção destas pessoas; pois o caso é que vieram me trazer uma noticia amarga e grave e cheia de ofensa contra Deus. Dizem-me que também agora há homens que cometem os mesmos desaforos daqueles bárbaros e até os sobrepujam em muito na iniquidade, pois expulsam de todas as partes os que induzem a outros a seguir a filosofia que nós professamos e os intimam com muitas ameaças a não falar palavra sobre o assunto nem ensinar coisa semelhante aos homens sobre a terra.

Ao ouvir eu tudo isto, lancei um grito e perguntei com muito afinco a quem me falava, se estava brincando ou se estava falando sério. Mas ele:

- Longe de mim - disse - Não queira Deus que eu brinque jamais com estas coisas, nem que diga nem finja em minha imaginação o que, mesmo agora que aconteceram, eu teria pago alto preço e mil vezes teria querido não me haver inteirado delas.

Suspirando eu então mais amargamente:

- Na verdade - disse-lhe - este crime é tão mais sacrílego que o de Mitrídates e sua gente, quanto o templo das almas é mais augusto e santo que o de pedras. Mas quem são, dize-me, e de onde procedem os que tais desaforos cometem? Que causa ou motivo têm, a que alvo miram os que assim lançam pedras ao alto e disparam contra o céu suas setas e declaram guerra contra o Deus da paz? Porque um Sameas e aqueles Fariseus e aquelas outras pessoas, eram bárbaros, como se pode ver pelos seus próprios nomes, e inteiramente alheios à maneira de viver judaica, e não queriam ver engrandecer-se homens vizinhos seus, pois naturalmente pensavam que a potência destes havia de deixar no porvir uma sombra sobre seu próprio poder. Mas aos perseguidores atuais, que liberdade lhes foi diminuída , que segurança lhes foi tirada, que colaboração encontram da parte dos que mandam, para lançarem-se a tais atropelos? Porque afinal aqueles tinham a seu favor os reis da Pérsia que pretendiam o mesmo que eles; nossos imperadores, porém, penso eu, desejam e fazem votos exatamente pelo contrário. Daí que me encontrei tomado da maior perplexidade, de ver como, sob imperadores que vivem piedosamente, se possam cometer no meio das cidades, atropelos como os que tu me contas.

- Pois ainda não sabes - me disse o outro - o mais admirável, e é que os que fazem tais coisas querem se passar por piedosos e chamam-se a si mesmos de cristãos, e muitos deles se contam entre os já iniciados pelo batismo. E já houve algum deles, em quem o diabo soprou com força extraordinária, que se atreveu a dizer com aquela língua abominável que estava disposto a apostatar da fé e sacrificar aos demônios, pois o sufocava que homens livres e de nobre nascimento, que poderiam viver entre delícias, fossem conduzidos a este duro gênero de vida.