NINGUÉM QUER, MESMO QUE POSSA, FAZER MAL AO MONGE

7.

E que as minhas palavras não são puro ruído, prova o fato de que, pelo andar de nossas pesquisas, encontramos um outro poder maior do que este que dissemos. Porque não é só que ninguém possa lhe fazer mal; é que também não se verá ninguém que queira faze-lo; com isto a sua segurança está duplamente protegida. Que vida, pois, pode existir mais divina que esta em que ninguém há de querer nem, ainda que quisesse, ninguém poderia nos fazer mal? E, assinaladamente, quando o não querer não procede, como acontece normalmente, do não poder, mas de não achar motivo algum. Porque se se tratasse de um só destes extremos, quero dizer, do mero não poder, o benefício não seria tão grande, pois a própria impotência engendraria ódio profundo em quem quisesse e não pudesse prejudicar. E, ainda assim, esta não seria pequena felicidade. Pois examinemos já, se estiveres de acordo, primeiramente este ponto. Pois bem, dize, quem terá interesse em prejudicar quem não tem nada a ver com os homens, que não se mete em tratos e contratos, não tem terras, nem maneja dinheiro, nem entende de negócios, nem se mete em nenhuma outra coisa? Que campos, que escravos, que valores poderiam ser objeto de contenda? O que se pode temer, que injúria se pode receber de um monge? Na verdade, o que nos empurra a prejudicar aos outros é ou a inveja, ou o medo, ou a ira. Mas o monge, mais rei que todos os reis, está acima de todas estas paixões. Quem vai realmente invejar ao que ri de tudo isto que faz os homens se matarem e se açoitarem? Quem se irritará, quando em nada é ofendido? Quem temerá, se de nada suspeita?

Em conclusão, é evidente, pelo que foi dito, que ninguém quererá prejudicar um monge; e resulta não menos evidente que, mesmo que quisesse, ninguém haveria de poder prejudicá-lo. E, de fato, nenhum pretexto, nenhuma ocasião se oferece por onde se possa apanha-lo. Como uma águia que se lança nas alturas não pode ser presa nos laços que se estende aos pardais, assim, nem mais nem menos, é o monge. Na verdade, por onde poderia ser prejudicado? Não possui dinheiro, para ser ameaçado com uma multa; não conhece pátria, para ameaça-lo com o desterro; não tem ambição de gloria para que sofra uma desonra. Não resta senão a morte; mas é aqui que menos se pode prejudicá-lo, isto antes lhe faria o maior beneficio. A morte o envia para a outra vida que é a que ele mais deseja, à qual dirige todas as suas ações e afazeres. A morte é para o monge uma libertação; não castigo, mas término e descanso de sua fadiga.