JOÃO QUISERA NÃO TER QUE DISCUTIR SENÃO COM UM INFIEL

2.

Pois bem, como colocaremos a coisa claramente e como saberemos quem realmente vê o interesse dos filhos e quem parece, sim, que o vê, porém não o percebe em parte alguma? Pois obrigando a meus argumentos, como se fossem atletas, que deixem de fazer alarde de si e travem braços com seus adversários, e encomendando a sentença a juizes incorruptos. Pois bem, a lei do combate só me obriga a lutar com quem seja cristão e só com ele deveria medir minhas forças. Nada mais se exige de mim.

"Que importa a mim",

disse o bem-aventurado Paulo,

"julgar os de fora?"
1 Cor 5, 12

Não obstante, como acontece serem infiéis muitos dos pais dos que são atraídos para o céu, apesar de que a lei do combate me exima de lutar contra estes, por minha própria vontade e com ânimo entrarei primeiramente contra eles nesta arena. E que bom seria se fosse só contra eles que tivesse que combater! Certo é que o combate fica mais difícil, e oferece maiores pretextos ao inimigo; pois,

"o homem animal não compreende as coisas do Espírito, que são loucuras para ele".
1 Cor 1, 14

É como se tratássemos de alguém que se enamorara de um reino de cuja existência não quisesse se convencer. Não obstante, por muito limitado que possa ser o campo em que hão de se encerrar os meus argumentos, bem quisera eu ter que combater só contra os infiéis. Contra um crente são certamente muitos os motivos que justificam minha causa; mas o prazer da abundância de razões fica escurecido pelo excesso de vergonha. Sinto vergonha, de fato, de que um cristão me force a sair contra ele na discussão deste assunto e muito temo que não seja este o único encargo que possa me dar um gentio. Em tudo o mais, com a graça de Deus, me há de ser fácil convencê-lo e, se quiser ser homem discreto, não só espero leva-lo ao amor deste gênero de vida, mas também a desejar aquelas mesmas verdades de nossa fé, em que se apoia a vida monástica. E estou tão distante de sentir medo de entrar no campo de batalha com este pai gentio, que, antes de lançar mão das armas, quero fazer de meu discurso mais difícil minha própria causa.