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Mas eu ainda não disse o que é o cúmulo dos males, ainda não
revelei o que é resultado e saldo de nossa calamidade, pois estando
muitas vezes para tocar neste assunto me ruborizei e me calei de
vergonha. Que ponto, pois, é este? Porque devemos ter coragem de
dize-lo. Seria grande a covardia, de fato, que tratando de extirpar
um mal, não nos atrevêssemos a abrir a boca sobre ele, como se o
silêncio pudesse curar automaticamente a enfermidade. Não calarei,
pois, por mais que mil vezes perca as cores da face e me confunda de
vergonha. Quando o médico tem que limpar o podre de uma ferida, não
se recusa a lançar mão ao ferro e meter os dedos até o fundo da
chaga; pois também eu tampouco me recusarei a falar deste assunto,
tanto mais quanto mais grave a podridão. Qual é, afinal, este
mal? Um amor novo e perverso invadiu nossa vida; uma enfermidade
terrível e incurável nos atacou; se instalou a pestilência mais
grave de todas as pestilências; se inventou uma iniquidade nova e
intolerável; pois não só se infringem com ela as leis escritas,
como se transtornam as próprias leis da natureza. Resulta, em
relação à devassidão, pouco menos que inocente a fornicação, e
como, ao sentirmos alguma dor, sobrevindo uma dor mais forte nos faz
esquecer a primeira mais fraca, assim a enormidade desta insolência
faz que pareça tolerável o intolerável, a devassidão com mulheres.
Já se considera uma façanha conseguir escapar destas novas redes e
está prestes a ficar supérfluo o sexo feminino já que os homens
cumprem tudo o que deviam as mulheres. E isto não é o mais
terrível, senão que tamanha abominação é cometida com a maior
tranqüilidade e a iniquidade adquiriu força de lei. Ninguém mais
teme e nem se espanta; ninguém se envergonha e nem se ruboriza, antes
festeja e se diverte. Os que se contêm passam por loucos e os que o
repreendem por delirantes. Se os repreensores são mais fracos, se
expõem à derrota; se são mais poderosos, são objeto de piadas e de
risos e recebem uma chuva de impropérios. De nada servem leis e
tribunais nem pais nem acompanhantes nem mestres, pois uns se deixam
subornar pelo dinheiro e outros não têm olhos a não ser para cobrar o
seu salário. E se existem alguns mais moderados e que se preocupam
com a salvação dos que lhe foram confiados, uns são facilmente
burlados e enganados, outros temem o poder dos impudicos. Mais
fácil, de fato, seria um suspeito de aspirar a tirania salvar sua
vida, do que escapar das mãos destes execráveis homens quem tentar
apartar deles as suas vítimas: A tal ponto, como se se tratasse de
um deserto inabitado, cometem em plena cidade varões com varões atos
vergonhosos. E se há alguns que logrem escapar destes laços, do que
não escaparão facilmente é da má fama de quem tais infâmias
cometem. Em primeiro lugar, porque são extremamente escassos, com o
que são facilmente cobertos pela multidão de malvados; e logo,
porque os próprios abomináveis e sacrílegos demônios, não tendo
outro meio para vingar-se dos que os desprezam, empenham-se em
prejudica-los por este caminho. Pois como não puderam descarregar
sobre eles um golpe mortal nem alcançar a sua alma, tratam pelo menos
de feri-los naquele ornamento exterior que os rodeia e lançam por
terra toda a sua boa fama.
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