POR QUE NEM TODOS OS PECADOS SÃO CASTIGADOS NESTA VIDA

E não se diga que muitos cometeram com seus filhos descuidos muito maiores do que Heli e não padeceram como Heli, pois o certo é que muitos outros padeceram muitas vezes e até mais gravemente que Heli e justamente por este pecado de negligência. Se não, como se explicam as mortes prematuras? As graves e contínuas enfermidades, em vós mesmos e em vossos filhos? As perdas de patrimônio, os desastres, as infâmias e outros males sem número? Não vem tudo de não vos incomodar que vossos filhos sejam maus? E que isto não seja pura imaginação minha, demonstra-o o que se passou com o velho Heli, porém eu vos quero citar ainda uma palavra de um de nossos sábios, que falando dos filhos disse:

"Não te alegres com teus filhos ímpios; se o temor de Deus não está neles, não confies em sua vida, pois terás que gemer com dor prematura e de repente conhecerás o seu fim"
Ecl. 16,1-3

Muitos, pois, como disse, sofreram castigos semelhantes, e se há também quem tenha escapado ao castigo, não escaparão para sempre, antes a própria demora será para seu maior dano, pois, saídos deste mundo, sofrerão no outro mais duro suplício.

Mas porque - dirão - não todos são castigados neste mundo? Porque tem Deus determinado um dia em que há de julgar toda a terra (Atos 17, 31) e este dia ainda não chegou. Por outro lado, se assim fosse, já se haveria consumido e desaparecido todo o gênero humano. Pois para que não se aniquile o gênero humano, nem pela demora do juízo se tornem muito mais tíbios, toma Deus alguns culpados por seus pecados e os castiga aqui com o intuito de ensinar aos demais a medida dos castigos que os esperam e saibam que embora agora não sofram por seus pecados, quando saírem deste mundo, sofrerão sem remédio mais duramente. Não é porque agora não nos envie um profeta que nos intime o castigo, como a Heli, que temos que nos endurecer. Este tempo não é de profetas, ou melhor dizendo, também nos envia agora, pois o que a eles foi dito não menos foi dito a nós; Deus não fala só com Heli mas, por meio de Heli e de seus sofrimentos, com todos os que cometem os mesmos pecados que Heli. Deus não faz acepção de pessoas e, se ao que pecou menos derrubou desde a raiz com toda sua casa, não deixará impunes aqueles que são mais culpados do que ele.