II.12.

Argumentos complementares.

Pode-se mostrar que a felicidade humana consiste na operação da sabedoria porque a felicidade tem que ser aquela operação que supera todas as demais pela razão do bem: tem que ser, em outras palavras, a operação ótima do homem. Mas, por um lado, o intelecto, a potência que realiza a especulação da sabedoria, é aquilo que há de ótimo no homem; por outro, o objeto da sabedoria, conforme veremos depois melhor, é o objeto ótimo entre todos os objetos do conhecimento (56).

Ademais, um dos requisitos da felicidade é que seja, tanto quanto possível nesta vida, contínua e permanente. Mas entre todas as operações humanas, aquela em que o homem pode perseverar de modo mais contínuo e permanente é a especulação da sabedoria. A razão disto é que em qualquer operação é necessário haver interrupção por causa do trabalho e da fadiga que elas acarretam; o trabalho e a fadiga, porém, acontecem em nossas operações por causa da passibilidade do corpo, que durante a operação é alterado e removido de sua disposição natural. Ora, na especulação da sabedoria a inteligência se utiliza minimamente do corpo, de onde se segue um trabalho e fadiga mínimos, e a máxima possibilidade de continuidade e permanência (57).

Ademais, a especulação da sabedoria é deleitabilíssima, por sua pureza e firmeza: ela é pura pela imaterialidade de seu objeto, é firme pela imutabilidade de seu objeto (58). Ora, se bem que nenhuma deleitação, qualquer que seja, possa ser fim último da vontade humana, ela deve, no entanto, necessariamente, ser algo concomitante ao mesmo (59). Isto porque a deleitação é um repouso da vontade em algum bem conveniente à sua natureza, assim como o desejo é uma inclinação da vontade à obtenção de um bem que lhe é conveniente (60). Ora, para cada ser dotado de inteligência, as operações que lhe são convenientes segundo a natureza ou a virtude serão apreendidas pela inteligência como bem; serão, portanto, apetecidas pela vontade e, pela mesma razão, ao serem alcançadas, a vontade repousará nelas, o que é a deleitação (61). De onde que se segue que a deleitação não pode ser um fim intencionado pela vontade, mas algo concomitante ao objeto desejado e alcançado por ela (62). Mas a vontade repousará maximamente no seu fim último, por este ser apreendido pela inteligência como seu bem máximo, desejável por si, sem ordenar-se a outro e ao qual todos se ordenam. De onde se conclui que a máxima deleitação encontrada na contemplação da sabedoria proveniente de sua pureza e firmeza é sinal de que este deve ser o fim último da vontade do homem.

Ademais, a contemplação da sabedoria é a operação que possui a maior suficiência entre as operações do homem. Ora, foi mostrado acima que uma das características que deve ter o fim último da vontade do homem é que ele seja suficiente por si mesmo, sem o que não poderia ser um bem perfeito (63). Mas esta suficiência por si mesmo é encontrada em grau máximo na especulação da sabedoria, para a qual o homem não necessita senão das coisas que são a todos necessárias para a vida comum. De fato, para as operações da vida civil o homem virtuoso necessita de muitas outras coisas: o homem justo necessitará daqueles aos quais deverá agir com justiça, das coisas com que opere a justiça, etc.. O mesmo se pode dizer das virtudes militares e políticas, como a virtude da fortaleza e as demais virtudes morais. Não ocorre assim com o sábio, o qual pode especular a verdade mesmo que exista somente segundo si mesmo, porque a contemplação da verdade é uma operação inteiramente intrínseca que não se dirige ao exterior e tanto mais poderá alguém especular acerca da verdade existindo sozinho quanto mais for perfeito na sabedoria. Isto, entretanto, acrescenta Santo Tomás, não se diz porque a sociedade não ajude à contemplação, mas porque, embora o sábio possa ser ajudado pelos outros, todavia entre todos é o que mais a si é suficiente para a sua operação própria. Esta é uma outra evidência de que o fim último do homem é maximamente encontrado na operação da sabedoria (64).

Ademais, conforme já se tinha concluído anteriormente, a felicidade do homem deve ser algo que seja desejável por si de tal maneira que de nenhum modo seja desejado por causa de outro; isto aparece somente na especulação da sabedoria, que é amada por causa de si mesmo e não por causa de mais nenhum outro. De fato, nada se acrescenta ao homem pela contemplação da verdade, além da própria verdade. Nas demais operações exteriores, porém, sempre o homem adquire algo a mais por causa de sua operação, ainda que seja honra e graça diante dos homens, o que não é adquirido pelo sábio em sua contemplação a não ser circunstancialmente, na medida em que possa vir a comunicar a verdade contemplada aos outros (65). Portanto, o não ser ordenável a nenhum outro bem é outro indício de que a felicidade humana deve consistir na operação da contemplação.

Finalmente, a felicidade consiste num certo repouso, pois diz-se que alguém repousa quando não lhe resta mais nada para agir, o que ocorre quando já alcançou o seu fim. Não há repouso, porém, nas operações das virtudes práticas, das quais as principais são aquelas que consistem nas coisas políticas que ordenam o bem comum e nas coisas da guerra, pela qual se defende o bem comum. Não há repouso nas operações da guerra, porque ninguém prepararia uma guerra somente para guerrear, o que seria repousar nas coisas da guerra. Não há repouso, também, nas coisas políticas, porque os homens pretendem adquirir a felicidade através da vida política, mas sempre de tal maneira que tal felicidade seja outra coisa que não a própria vida política; esta outra coisa é a felicidade especulativa, à qual a vida política se ordena na medida em que pela paz, estabelecida e conservada pelas virtudes políticas, é dada ao homem a faculdade de contemplar a verdade. Se, portanto, as maiores virtudes morais são as políticas e as da guerra, tanto pela beleza, porque são as mais honoráveis, quanto pela magnitude, porque são acerca do bem máximo, que é o bem comum, e tais operações não possuem repouso em si mesmo, sendo feitas para se ordenarem a outros bens, não sendo desejáveis por si mesmas, não poderá consistir nelas a perfeita felicidade. Mas a operação do intelecto dita especulativa difere destas outras operações porque nela o homem repousa por causa dela mesma, não desejando nenhum outro fim além dela própria. Assim, portanto, fica evidente que a perfeita felicidade do homem consiste na contemplação do intelecto (66).



Referências

(56) In libros Ethicorum Expositio, L. X, l. 10, 2087. (57) Idem, L. X, l. 10, 2088-89. (58) Idem, L. X, l. 10, 2090-1.
(59) Summa contra Gentiles, III, C. 26. (60) Idem, loc. cit..
(61) Summa Theologiae, IIa IIae, Q.180 a.7.
(62) Summa contra Gentiles, III, 26.
(63) Ver acima, ítem II, 3.
(64) In libros Ethicorum Expositio, L. X, l. 10, 2093-96. (65) Idem, L. X, l. 10, 2097. (66) Idem, L. X, l. 11, 2098-2104.