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Pois examinemos agora, se tu não te importas, a conduta de teu filho
para contigo, se tu não tiveres este ponto por coisa supérflua;
porque quem se mostra tão manso e brando para os outros e que a
ninguém dá motivo de desgosto, irá honrar muito mais e com toda a
reverência a seu próprio pai e terá muito mais cuidado com ele do que
se tivesse alcançado uma alta dignidade mundana. Pois se assumisse
uma alta magistratura, não seria inteiramente seguro que não
desconhecesse seu próprio pai; mas agora, escolheu um gênero de vida
que, mesmo que fosse mais imperador que o imperador, seria para ti o
mais humilde do mundo. Tal é, com efeito, a nossa filosofia, que
sabe unir em uma alma qualidades que parecem contrarias, tais como a
moderação e a exaltação. Ademais, na primeira hipótese, como
pudesse ser ambicioso pelo dinheiro, estaria talvez desejando a tua
morte; agora, ao contrário, está rogando a Deus que prolongue
indefinidamente a tua vida, para alcançar também nisto a mais
brilhante coroa de glória. Porque, na verdade, não é pequena a
glória que nos é prometida, se honrarmos aqueles que nos geraram,
como também temos o mandamento de olhá-los como nossos mestres e
servi-los com palavra e obra, sempre que não resulte em detrimento da
religião.
diz a Escritura
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"que se
eqüivalha ao que eles te deram?"
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Considera, portanto, que quem em tudo alcançou o cume da virtude,
é natural que guarde também com extrema perfeição este preceito.
E, na verdade, se fosse necessário morrer por tí, ele não
recusaria, pois quer te servir e honrar, não só pela lei que impõe
a natureza, mas, antes de tudo, por amor a Deus, por quem também
desprezou todo o resto, de uma só vez.
Em conclusão, estejas certo que teu filho é agora mais glorioso,
mais opulento, mais poderoso e mais livre do que nunca e, com toda
esta grandeza de alma, também mais submisso a ti.
Dize, que motivo te resta a lamentar? Será que te lamentas por não
estar tremendo diariamente de medo que ele caia morto num campo de
batalha, de que não ofenda por acaso o imperador, de que não seja
vitima da inveja e da antipatia de seus companheiros de armas? Ou não
é por isto, e por outros percalços possíveis, que temem os pais de
filhos nobres e famosos? Porque os que elevaram seus filhos a uma
grande magistratura, são como os que colocaram uma criança em lugar
alto, e que forçosamente temem que a criança caia.
Então me dizes: - Mas também tem seu prazer cingir-se a faixa,
vestir a clâmide e ouvir a voz do arauto.
- E quantos dias - dize - durará tudo isto? Trinta, cem,
duzentos? E depois? Quando tudo aquilo se dissipar como um sonho,
como um conto, como uma sombra? A honra de teu filho, ao
contrário, dura até o fim, ou melhor dizendo, até depois da
morte, e então é até maior, e ninguém lhe poderá arrebatar esta
dignidade, posto que esta não lhe foi conferida por mãos humanas,
mas pela própria virtude. Mas tu gostarias de ver teu filho
arrastando um luxuoso manto, montado a cavalo, entre uma multidão de
criados e um enxame de parasitas e aduladores. E para que tu desejas
tudo isto? Sem duvida com a melhor intenção de proporcionar-lhe
prazer. Pois bem, que dirias se ouvisses de teu filho (pois talvez
em mim não creias) que ele considera sua vida tão mais doce do que a
de quem vive entre delícias, fornicações, música, parasitas e
aduladores e nas demais dissoluções, que preferiria morrer mil vezes
se lhe mandassem deixar o prazer de sua vida e passar aos mundanos? Tu
não sabes o prazer que leva consigo uma vida sem preocupações; nem
tu nem talvez homem algum, pois ainda não a saboreastes em sua
pureza. Pois que vida pode ser melhor do que esta em que o homem é
mais ilustre e se juntam apenas coisas que podem ser colocadas juntas,
tais como segurança e glória?
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