O MONGE CAI COM MENOS FACILIDADE QUE O LEIGO

15.

Demonstrado com toda a clareza este ponto, vamos também examinar quem cairá mais facilmente, se é que isto necessita de exame. Quanto a castidade, não há dúvida que a guardará mais facilmente o que tem mulher, pois goza de tão grande ajuda; mas em tudo o mais, a coisa já não parece tão clara. E até sobre a castidade, vemos que são mais os casados que caem do que os monges, pois não são tantos os monges que saem dos mosteiros para se casar como os esposos que saltam do leito de suas mulheres para se lançar nos braços das rameiras. Pois bem, se onde os combates são mais leves, caem com tanta freqüência, o que farão nas outras paixões em que são mais molestados que os monges? A concupiscência, sem duvida, ataca a estes com mais violência, por não terem contato com as mulheres; mas quanto às outras paixões não têm nem por onde acercar-se dos monges; enquanto aos leigos perseguem com fúria e os trazem sem sossego. Se, pois, no terreno em que a guerra sopra mais furiosamente, os monges se saem melhor do que os que não padecem esta fúria, é evidente que resistirão muito mais facilmente que estes em outros terrenos em que são menos molestados. Assim, a cobiça pelo dinheiro, o desejo de prazer e a ambição pelo poder são naturalmente vencidas com mais facilidade pelos monges do que pelos leigos . Pois bem, como em um campo de batalha não diremos que na parte mais frouxa do combate é que se amontoam incessantemente os cadáveres, mas sim quando os mortos são poucos e raros; o mesmo devemos dizer também nestes combates do espírito. Assim, a avareza, quem com mais facilidade a dominará não é o que anda envolto no tráfego da vida; mas o que habita nos montes. Será difícil que o leigo não se veja colhido em suas redes e, uma vez colhido pela avareza, não haverá outro remédio que contá-lo entre os idolatras (Ef 5,5). Se o monge tem dinheiro, não lhe ocorrerá desprezar por isso os seus familiares, antes, será mais fácil que entregue tudo a eles; o leigo, ao contrário, não só os desprezará, mas lhes fará mais danos do que aos estranhos. E esta é outra classe de idolatria mais grave que a anterior. Enfim, para que fazer uma relação completa de todas as paixões que o monge derrota facilmente e que derrubam os leigos com a maior violência?